Buscar palavras
Tradutor Corretor Ortográfico

Significado de Guariba



Significado de Guariba

s.m. e f. Bras. Denominação comum a vários macacos da América do Sul e Central, com cinco espécies no Brasil. Corpulentos mas ágeis, caracterizam-se pela cabeça maciça e pelo queixo barbado dos machos. Em algumas espécies o macho é preto e a fêmea amarelo-escura; em outras o macho é ruivo e a fêmea, quase preta. Andam em bandos de 12 ou mais, saltando de galho em galho sob o comando do macho mais velho. Usam a cauda com grande habilidade.

Classe gramatical de guariba: Substantivo feminino e Substantivo masculino
Separação das sílabas de guariba: gua-ri-ba
Plural de guariba: guaribas


Na palavra guariba há 4 vogais e 3 consoantes
Vogais: u a i a . Consoantes: g r b .
Vogais únicas aiu. Consoantes únicas bgr
Inverso de guariba: abiraug

Rimas

putumuju-iriribá tucuribá ariribá atiriba cututiribá rabos-de-guariba cutipiribá quariba tabexiriba bariba sariba beriba chás-biriba icicariba tuperiba


 

Imagem de Guariba
Guariba: s.m. e f. Bras. Denominação comum a vários macacos da América do Sul e Central, com cinco espécies no Brasil.  Corpulentos mas ágeis, caracterizam-se pela cabeça maciça e pelo queixo barbado dos machos. Em algumas espécies o macho é preto e a fêmea amarelo-escura; em outras o macho é ruivo e a fêmea, quase preta. Andam em bandos de 12 ou mais, saltando de galho em galho sob o comando do macho mais velho. Usam a cauda com grande habilidade.

Jogo da Forca - Jogue Agora



Palavra do Dia

cliché

m.
Francesismo inútil, porque, em photographia, temos o voc. correspondente, que é matriz; e, noutras accepções, devemos representá-lo por molde, chavão, etc.
[Dicionário Candido de Figueiredo,...

Veja mais ...